0

Você sabia que existe uma técnica correta para cortar cabelos crespos e cacheados? Se você sabia, então provavelmente já deve ter ouvido falar sobre o tão famoso corte a seco. Felizmente esse termo tem se tornado cada vez mais comum e popular, graças ao crescimento gigantesco das adeptas aos cachos. Por isso, cada vez mais os profissionais vem aprimorando técnicas e se especializando no cuidado das madeixas cacheadas, já que agora, finalmente, temos um grande público de onduladas, cacheadas e crespas.

Se interessou pelo assunto? Continue lendo para entender e conhecer tudo sobre essa técnica tão querida pelas cacheadas.

Qual a diferença entre o corte feito com o cabelo molhado e o corte a seco?

A diferença é bem simples e o próprio nome já diz. O corte com o cabelo molhado é feito com os fios úmidos e alinhados, já o corte a seco é feito com os cabelos finalizados e, obviamente, secos. Embora o primeiro seja mais conhecido e mais popular, cada vez mais profissionais afirmam que a segunda técnica é a melhor para os fios cacheados.

Molhado x Seco

O corte molhado apresenta muitas vantagens, no entanto, como todas as técnicas, também apresenta problemas. Como por exemplo, o fator encolhimento. Os cabelos cacheados possuem comprimentos diferentes quando secos e molhados. Ou seja, o comprimento é maior quando úmido, já que os fios possuem um formato de mola que se torna mais definido quando seco. Por isso, quando cortamos os cabelos ainda úmidos, podemos nos deparar com um resultado bem diferente quando o cabelo estiver seco.

Já no corte feito com os fios secos, o cabeleireiro lida com as condições reais do seu cabelo. Portanto, fica mais fácil modelar os fios de acordo com o efeito desejado.

Mas como funciona exatamente o corte a seco?

O processo do corte a seco é um pouco diferente daquele que já estamos acostumados. Nessa técnica a cliente deve ir ao salão com os cabelos secos e finalizados como de costume. Assim, o profissional é capaz de avaliar como o seu corte ficará no seu dia a dia. Após realizado o corte, geralmente o cabelo é lavado e finalizado novamente para ver o que pode e deve ser melhorado.

Qual é a vantagem dessa técnica para as onduladas, crespas e cacheadas?

 

Como já dissemos acima, no corte a seco o fator encolhimento não é um problema. Nessa técnica o corte é feito de acordo a textura natural do seu cabelo. Ou seja, como ele realmente fica no dia a dia. Portanto, o volume, a definição, o caimento e toda a textura do seu cabelo são aproveitados, examinados e levados em consideração. Desse modo você consegue ter um corte específico para o seu cabelo natural.

Dificilmente uso o meu cabelo natural, mesmo assim esse corte é uma boa opção para mim?

Como já falamos, o corte a seco é feito com base no aspecto natural do seu cabelo. Portanto os fios escovados, pranchados ou até mesmo molhados não são considerados. Por isso essa técnica é ideal para quem costuma usar o cabelo natural diariamente, já que os fios escovados podem parecer irregulares e sem um certo “padrão”.

Quer dizer que o corte é feito de forma totalmente irregular e aleatória?

Não. O corte a seco exige muita técnica e criatividade. Além disso também exige que o profissional observe e analise todas as condições dos fios. O que acontece é que o corte é feito para valorizar a estrutura do seu cabelo. Por isso ele é feito, geralmente, em camadas, de modo que valorize a curvatura, a definição e o volume dos seus fios.

Conclusão

Todas as técnicas possuem prós e contras. Por isso, cabe a você escolher e analisar o melhor de acordo com as suas necessidades. Entretanto, uma coisa é fato, você não precisa mais alinhar os seus fios para cortá-los e logo depois perceber que o resultado quando seco não era o esperado. Se você faz parte das adeptas ao volumão e do corte em camadas, não perca tempo e aposte no corte a seco. Agora se você é do tipo que prefere um corte mais reto e sem camadas, a melhor opção é o tradicional corte molhado. O importante é que, agora, você tem mais de uma opção. Assim pode escolher a que mais combina com você.

Ficou morrendo de vontade de experimentar a técnica e dar uma cara nova para os seus fios? Então veja algumas inspirações no blog Cacheia, clicando aqui.

Agora se você acabou de passar pela transição capilar e não sabe como cuidar do seu cabelo, temos outro post perfeito para você. Leia: Como cuidar corretamente dos seus cachos no dia a diaswiss watch replicas replica
replica watches rado jubile
replica watches 7750

mab

mab

Leave a Reply

Cachos Livres

Em um país onde a maior parte da população é miscigenada e possui algum tipo de ondulação nos cabelos, o universo de possibilidades no que tange estilização e cuidados para os fios, ainda é desconhecido por muitas cacheados e principalmente pelos profissionais da área da beleza.

Criado dentro desse contexto, o Curso Cachos Livres é uma experiência educacional transformadora para o profissional cabeleireiro que busca formação de qualidade e entrega real para atender a essa demanda ascendente onde até pouco tempo era oferecido somente alisamento como solução.

Com o curso você irá aprender sobre mercado de cabelos naturais, estrutura e peculiaridades dos fios, tipos de finalização e tratamentos, protocolos e atendimentos e a metodologia Mab para corte a seco.

Técnicas e Tendências

Eleve a rentabilidade do seu salão atendendo a um público diferenciado qualificando-se como como especialista em cabelos naturais através do curso Técnicas e Tendências.
São 3 dias de imersão orientada para o estilo esculpido e forma natural do cabelo com fundamentos teóricos e técnica aplicada “ hands on”.

Carga Horária: 27 horas em 3 dias

Alunos por turma: 10 alunos

1 aluno por tripé

3 cabeças de treino por aluno

Pré-requisito: Curso Cachos Livres ou ser especialista em cachos

Tour Virtual

O curso é direcionado para profissionais que já possuem experiência em cabelos ondulados, cacheados e crespos, porém, querem aprofundar seus conhecimentos, conhecer as principais tendências em cabelos naturais e saber executá-las com habilidade e segurança.

Serão 3 dias de imersão onde abordaremos; conceitos como base geométrica, ângulos, conexões, seções, principais divisões e técnicas de corte a seco respeitando a forma e o caimento natural dos cabelos.

Carga Horária: 27 horas em 3 dias
Alunos por turma: 10 alunos
Prática: Modelos Reais e Cabeças de Treino
Pré-requisito: Curso Cachos Livres ou ser especialista em cachos