Conheça os mitos e verdades do universo cacheado

Quando o assunto é cabelo cacheado as pessoas estão sempre com dúvida. Isso porque existem muitas coisas que são tidas como verdades, mas na verdade não passam de mitos. Se você já se pegou questionando a veracidade de alguma coisa presente no universo das crespas, cacheadas e onduladas, então você chegou ao lugar certo. Continue lendo para ler os mitos e verdades presentes no dia a dia de quem tem nossas queridas molinhas.

Cabelo cacheado: verdade ou mito?

Cabelos cacheados/crespos demoram mais para crescer.

Mito. a textura do cabelo não interfere no crescimento, afinal, isso é responsabilidade do couro cabeludo. O que acontece é que, quanto mais cacheado for, maior é o fator encolhimento, por isso se torna mais difícil perceber o crescimento do cabelo.

Crespos e cacheados tendem a ser mais ressecados.

Verdade. Nós já sabemos que cabelos com essa textura possuem um formato espiral o que torna mais difícil a distribuição da oleosidade natural do couro cabeludo para toda a extensão dos fios. Por isso os cabelos cacheados e crespos exigem cuidados específicos para repor a oleosidade com frequência.

Para controlar o volume é necessário aplicar muito creme.

Mito. O excesso de produto não aumenta a definição ou reduz o o volume. Na verdade esse costume aumenta a oleosidade, a probabilidade de surgimento de caspas e deixa os fios muito mais pesados.

O corte a seco é o mais indicado para as madeixas cacheadas.

Verdade. Cortar as madeixas com os fios molhados não é a melhor opção para as cacheadas. Isso porque, como já vimos no nosso texto sobre corte a seco, os cabelos cacheados apresentam diferença de comprimento quando estão secos ou molhados. Tudo isso graças ao fator encolhimento que age em nossas molinhas.

O corte a seco é feito de acordo com o aspecto natural do seu cabelo no dia a dia, ou seja, ele respeita a textura natural do seu cabelo. Por isso o corte a seco é o mais indicado para as onduladas, crespas e cacheadas.

Cabelo crespo/cacheado não deve ser lavado todos os dias.

Verdade. Como já falamos acima, os cabelos em formato espiral costumam ser mais ressecados e lavar as madeixas todo dia pode potencializar esse ressecamento. Afinal, toda vez que você lava o cabelo retira toda a oleosidade natural dos fios. Sendo assim, opte por dar mais espaço entre uma lavagem e outra.

O cabelo cacheado não pode ser penteado seco.

Verdade. As madeixas cacheadas são mais frágeis quando estão secas, isso facilita a quebra dos fios. Além disso, também acabam com toda a definição dos seus cachos, e acredito que não seja isso que você quer. Portanto, não se esqueça, só desembarace os seus cachos quando estiverem úmidos ou molhados.

Trocar o condicionador pela máscara deixa o cabelo mais hidratado.

Mito. Ambos os produtos tem funções diferentes, isso quer dizer que um não pode substituir o outro. O indicado é usar primeiro a máscara e depois de enxaguar aplicar o condicionar. Isso porque enquanto a máscara repõe a água e os nutrientes, o condicionador sela as cutículas.

Existem produtos para voltar a cachear.

Mito. Não existe produto para tirar completamente a progressiva ou alisamento. Se você decidiu parar com a química e passar pela transição capilar, então a única alternativa é esperar o seu cabelo crescer até o momento do Big Chop. É isso mesmo, para retirar toda a química, você vai precisar cortar.

O cabelo cacheado é mais propício ao frizz.

Verdade. Por serem naturalmente ressecados e não reterem muita oleosidade os fios ficam mais propícios ao frizz. Mas calma, tem solução, você só precisa se acostumar e conhecer os produtos e técnicas certas.

Saiba aqui como diminuir o frizz.

O cronograma capilar é um importante aliado.

Verdade. O cronograma capilar repões a água, os nutrientes, vitaminas e a massa da fibra capilar. Por isso ele é um importante aliado na vida das cacheadas. Afinal, ele mantém os cabelos saudáveis e combate o fator ressecamento tão presente nos fios em formato espiral.

Usar chapinha com frequência interfere na definição.

Verdade. O calor excessivo retira toda a umidade dos fios, o que os deixa mais frágeis. O ressecamento interfere na definição dos cachos, pois rompe as pontes que formam as molas e espirais do seu cabelo.

Pessoas com cabelo cacheado tem muito cabelo.

Mito. A textura do cabelo não interfere na quantidade. O que acontece é que os cabelos crespos, cacheados e ondulados possuem mais volume, isso dá a impressão de mais quantidade.

Os fios cacheados são mais grossos.

Mito. É justamente o contrário. Os cabelos cacheados e crespos costumam ser mais finos e frágeis.

Existem muitos mitos que rondam o universo das cacheadas. Muitas histórias e afirmações carregas de inverdades e senso comum. É natural que nós fiquemos tão perdidas, principalmente no inicio da transição. Caso você também já tenha ouvido alguma afirmação sobre cachos, conte para a gente. Mande sua pergunta e nós responderemos se é mito ou verdade.

E aí, gostou do nosso post? Continue lendo nosso blog e tenha acesso a posts semanais sobre o imenso universo dos fios.